The Capture é um filme de faroeste norte-americano de 1950 dirigido por John Sturges e estrelado por Lew Ayres e Teresa Wright.
A história, contada em flashback, acompanha um ex-trabalhador do petróleo, movido pela culpa de ter causado a morte de um homem inocente, que precisa descobrir a verdade sobre um assalto.
Trama
Lin Vanner é o gerente de uma empresa petrolífera. A folha de pagamento foi roubada em um assalto. Sua noiva o incentiva a perseguir o suspeito na esperança de que ele ganhe reconhecimento. Deduzindo a estrada que o ladrão pode ter tomado na fronteira com o México, ele sai para interceptá-lo. Ele atira em um homem que grita de volta para ele e não levanta as mãos quando desafiado por Lin.
Tarde demais, Lin descobre que o homem não conseguia levantar um braço porque estava ferido e essa era a razão de seus gritos em vez de atender à demanda de levantar as mãos; ele não era culpado do roubo. Preocupado com sua ação e abandonado por sua noiva, Lin assume a responsabilidade de contar à esposa do morto, Ellen, mas é confundido com um candidato a ajudante para manter a fazenda do morto funcionando até que o filho de sua viúva tenha idade suficiente para assumir.
Lin acredita que esta oportunidade lhe foi dada para reparar seu erro.
Com o padre Gomez ao seu lado, a história de que ele está sendo perseguido pela polícia por outro assassinato é contada em um flashback.
Elenco
Lew Ayres como Lin Vanner
Teresa Wright como Ellen
Victor Jory como Padre Gomez
Jacqueline White como Luana Ware
Jimmy Hunt como filho de Ellen
Barry Kelley como Earl C. Mahoney
Duncan Renaldo como Carlos
William Bakewell como Tolin
Milton Parsons como Homem Magro
Frank Matts como Juan
Felipe Turich como Valdez
Edwin Rand como Sam Tevlin
Recepção
Resposta crítica
Quando o filme foi lançado, a equipe da Variety deu ao filme uma crítica geralmente favorável, escrevendo "The Capture é um drama excêntrico, com conotações psicológicas, que se destaca no contexto cru e áspero dos locais mexicanos. O filme começa com um golpe forte... Ayres e Teresa Wright são muito competentes nos personagens principais, aumentando o realismo geral dado à história devido aos locais usados. Um dos toques interessantes do filme é a música nativa incidental assustadoramente manchada com a aparição de um guitarrista cego."
Fonte:
https://en.wikipedia.org/wiki/The_Capture_(film)