Man of the West é um filme noir de faroeste americano de 1958 estrelado por Gary Cooper e dirigido por Anthony Mann, produzido por Walter Mirisch e distribuído pela United Artists. O roteiro, escrito por Reginald Rose, é baseado no romance de 1955 The Border Jumpers, de Will C. Brown. Julie London, Lee J. Cobb, Jack Lord e Arthur O'Connell co-estrelam com John Dehner, Robert J. Wilke e Royal Dano em papéis coadjuvantes. O filme é um dos últimos faroestes de Cooper.
O filme estreou em 1º de outubro de 1958. Na época do lançamento, o filme foi amplamente criticado pelos críticos americanos, mas foi elogiado por Jean-Luc Godard, que, antes de se tornar diretor, era crítico de cinema. Godard afirmou que Man of the West foi o melhor filme do ano. Décadas após o lançamento do filme, ele ganhou seguidores cult e maior aclamação, com o historiador de cinema Philip French afirmando que o filme é a obra-prima de Anthony Mann, contendo a melhor atuação de Cooper.
Trama
Link Jones ( Gary Cooper ) vai até Crosscut, Texas, para comer alguma coisa e depois pega um trem para Fort Worth, onde pretende usar as economias de sua comunidade de Good Hope para contratar um professor.
Na plataforma do trem, Sam Beasley ( Arthur O'Connell ) fala brevemente com Link, despertando as suspeitas do xerife da cidade, Sam sendo um conhecido jogador e vigarista. Quando o policial observa que Link parece familiar, ele dá um nome falso, Henry Wright.
A bordo do trem, Sam se junta a Link, descobre sua missão em Fort Worth e afirma que pode ajudar. Sam o apresenta à cantora de saloon do Crosscut, Billie Ellis ( Julie London ), insistindo que ela poderia ser uma professora ideal.
A conversa deles é ouvida por Alcutt, um passageiro de aparência suspeita. Quando o trem para pegar lenha para combustível adicional, passageiros homens ajudam a carregá-la no trem, mas Alcutt permanece a bordo, fingindo dormir. De uma janela, ele sinaliza para três cavaleiros, Coaley Tobin ( Jack Lord ), Trout ( Royal Dano ) e Ponch ( Robert J. Wilke ), que tentam roubar o trem. O guarda armado no trem frustra a tentativa.
Link tenta intervir e fica inconsciente. O trem parte, com Alcutt indo embora com a bolsa de Link contendo o dinheiro da Good Hope. Alcutt é ferido enquanto ele e os outros três ladrões fogem.
Link revive para descobrir que ele, Sam e Billie foram deixados para trás, a muitos quilômetros da cidade mais próxima. Link os leva a pé para uma fazenda em ruínas, admitindo que viveu lá anos antes. Link manda os outros esperarem no celeiro, dando a Billie seu casaco para vestir. Link entra na casa decadente e encontra os ladrões de trem escondidos lá dentro.
Coaley desconfia da alegação de Link de que ele simplesmente quer descansar durante a noite. Eles são interrompidos pelo velho fora-da-lei Dock Tobin ( Lee J. Cobb ), que fica surpreso ao ver Link, seu sobrinho, a quem ele criou para ser um assassino e ladrão. Mais de uma dúzia de anos antes, para se endireitar, Link abandonou Tobin, e o velho lamenta que nada tenha sido o mesmo desde então. Ele apresenta Link aos outros, incluindo o primo de Link, Coaley.
Perturbado pela revelação da verdadeira identidade de Link, Coaley demonstra sua resistência atirando em Alcutt, que está quase morto devido ao ferimento. Percebendo o perigo de sua situação, Link traz Sam e Billie do celeiro e mente para Tobin, dizendo a ele que Billie é sua mulher e também que ele propositalmente partiu para encontrar Dock após ser deixado para trás pelo trem.
Tobin revela sua ambição de longa data de roubar o banco na cidade de Lassoo e afirma que o retorno de Link à gangue torna isso possível e dará uma nova vida a todos eles. Para proteger a vida de seus companheiros, Link concorda em participar do assalto. Depois que Link e Sam são enviados para fora para cavar uma cova e enterrar Alcutt, um Coaley cada vez mais bêbado decide forçar Billie a se despir. Seus gritos alertam Link e, quando ele retorna à cabana, Coaley segura uma faca em sua garganta enquanto continua a exigir que Billie tire suas roupas.
Quando ela está quase despida, Tobin intervém e acaba com a situação. Ele diz a todos para irem dormir e manda Link e Billie dormirem no celeiro.
Claude Tobin ( John Dehner ), outro primo, chega na manhã seguinte e fica descontente ao encontrar Link lá. Tobin rejeita a sugestão de Claude e Coaley de que seria melhor matar Link e os outros. Todos eles partem na viagem de quatro dias para Lassoo em três carroças e duas a cavalo.
Quando eles acampam na trilha, Link busca vingança pelo tratamento brutal de Billie no rancho e incita o brutal Coaley a uma briga de socos. Link bate em seu primo severamente, então o desveste à força como vingança por forçar Billie a se despir no celeiro. Profundamente humilhado, Coaley tenta atirar em Link desarmado, mas Sam interfere e é morto a tiros. Tobin então atira em Coaley e o mata por desobedecê-lo.
Fonte:
https://en.wikipedia.org/wiki/Man_of_the_West