One-Eyed Jacks é um filme de faroeste americano de 1961 dirigido e estrelado por Marlon Brando, seu único crédito como diretor. Brando interpreta o personagem principal Rio, e Karl Malden interpreta seu parceiro, "Dad" Longworth. O elenco de apoio conta com Pina Pellicer, Katy Jurado, Ben Johnson e Slim Pickens . Em 2018, o filme foi selecionado para preservação no Registro Nacional de Filmes dos Estados Unidospela Biblioteca do Congresso.
Enredo
Pina Pellicer com Marlon Brando (acima) e Katy Jurado (abaixo)
Rio, seu mentor, Dad Longworth, e um terceiro homem chamado Doc roubam dois alforjes de ouro de um banco em Sonora, México, em 1880. Rurales mexicanos (polícia montada) os pegam comemorando em uma cantina e matam Doc. Papai e Rio fogem, mas papai sai do Rio para ser levado pelos rurales. Rio é preso e passa cinco anos difíceis em uma prisão de Sonora. Ele foge e viaja para Monterey, Califórnia, onde papai se tornou xerife. Rio planeja matar papai e roubar o banco em Monterey com seus novos sócios Chico Modesto, Harvey Johnson e Bob Emory.
Os planos são frustrados quando Rio se apaixona pela linda enteada do pai, Louisa. O Rio aproveita uma fiesta (festival) para pernoitar com ela na praia. Papai tenta punir Louisa pelo ocorrido, mas desiste após intervenção de sua esposa, Maria. Em vez disso, ele prende Rio, chicoteia-o em público e quebra sua mão com arma para garantir que Rio nunca será capaz de vencê-lo em um tiroteio. Enquanto se recupera dos ferimentos, Rio luta com seus desejos conflitantes de amar a garota e de se vingar de seu padrasto. Ele decide renunciar à vingança, buscar Louisa e deixar a cidade.
Emory e Johnson matam Chico e realizam o assalto ao banco sem o conhecimento de Rio. O assalto dá errado e uma jovem é morta. O pai acusa Rio do crime. O pai tem uma última conversa particular com Rio, novamente tentando se absolver de tudo o que fez. Rio responde: "Você é um idiota de um olho só por aqui, pai, mas eu vi o outro lado do seu rosto". Rio diz a ele que ele esteve preso pelos últimos cinco anos, mas o pai diz que é mentira.
Louisa (Pina Pellicer) visita Rio (Marlon Brando) na prisão
Louisa visita Rio na prisão para avisar que vai ter um filho dele. Ele é então espancado pelo sádico deputado Lon Dedrick, que desejou e teve o afeto de Louisa negado. Maria confronta papai e insiste em saber a verdade sobre a relação entre ele e Rio, afirmando que sabia que algo estava errado desde a chegada de Rio. Ela diz que sabe que papai quer o enforcar simplesmente por culpa. Papai diz que ela não aprecia tudo o que ele fez por ela.
Louisa tenta contrabandear uma Derringer para o Rio, mas é descoberta por Dedrick, que a tira da prisão, deixando a arma sobre a mesa. Enquanto eles estão fora, Rio consegue pegar a pistola. Apontando a arma descarregada para Dedrick quando ele retorna, Rio blefa para sair da prisão em um confronto tenso. Rio pega o revólver de Dedrick, o deixa inconsciente e o tranca em uma cela. Enquanto Rio foge, ele é avistado por papai, cavalgando até a cidade. Sob ataque, no confronto final, Rio atira em papai.
Rio e Louisa cavalgam até as dunas e se despedem sentimentalmente. Agora um homem caçado, Rio diz a Louisa que pode ir para Oregon, mas retornará para buscá-la na primavera.
Elenco
Marlon Brando como Rio
Pina Pellicer como Louisa Longworth
Karl Malden como pai Longworth
Ben Johnson como Bob Emory
Katy Jurado como Maria Longworth
Slim Pickens como Lon Dedrick
Larry Duran como Chico Modesto
Sam Gilman como Harvey Johnson
Timothy Carey como Howard Tetley
Míriam Colón como Ruiva
Elisha Cook Jr. como Carvey
Rodolfo Acosta como capitão rural mexicano
Tom Webb como filho do fazendeiro
Ray Teal como Barney
John Dierkes como Chet
Philip Ahn como tio
Margarita Cordova como Nika, dançarina de flamenco
Hank Worden como Doutor
Adaptação e desenvolvimento
Essa sessão necessita de citações adicionais para verificação. Por favor, ajude a melhorar este artigo adicionando citações de fontes confiáveis nesta seção. Material sem fonte pode ser contestado e removido. ( Fevereiro de 2014 ) (Saiba como e quando remover esta mensagem)
Rod Serling, criador da série de televisão The Twilight Zone, escreveu uma adaptação do romance de 1956 The Authentic Death of Hendry Jones, de Charles Neider, a pedido do produtor Frank P. Rosenberg. O livro foi um tratamento ficcional da conhecida história de Billy the Kid, transferida do Novo México para a Península de Monterey, na Califórnia. A adaptação foi rejeitada.
Rosenberg contratou Sam Peckinpah, que terminou seu primeiro roteiro em 11 de novembro de 1957. A Pennebaker Productions de Marlon Brando pagou US$ 40.000 pelos direitos de Authentic Death e então assinou um contrato com Stanley Kubrick para dirigir para a Paramount Pictures.
Fonte:
https://en.wikipedia.org/wiki/One-Eyed_Jacks