O Grande Silêncio ( italiano : Il grande silenzio ) é um filme revisionista de faroeste espaguete de 1968 dirigido e co-escrito por Sergio Corbucci. Coprodução ítalo-francesa, o filme é estrelado por Jean-Louis Trintignant, Klaus Kinski, Vonetta McGee (em sua estreia no cinema) e Frank Wolff, com Luigi Pistilli, Mario Brega, Marisa Merlini e Carlo D'Angelo em papéis coadjuvantes.
Concebido por Corbucci como uma alegoria politicamente carregada inspirada nas mortes de Che Guevara e Malcolm X, o enredo do filme se passa em Utah antes da Grande Nevasca de 1899. Ele coloca um pistoleiro mudo (Trintignant), lutando em defesa de um grupo de foras da lei e uma jovem viúva vingativa (McGee), contra um grupo de cruéis assassinos de recompensas liderados por "Loco" (Kinski) e o banqueiro corrupto Henry Pollicut (Pistilli). Ao contrário da maioria dos filmes do gênero, que foram filmados na província de Almería, na Espanha, para cobrir áreas como Texas e México, The Great Silence foi filmado principalmente em locações nas Dolomitas italianas.
Distribuído na maioria dos territórios pela 20th Century Fox, The Great Silence foi lançado nos cinemas com uma recepção comercial medíocre na Itália, mas se saiu melhor em outros países. Polêmico por seu tom sombrio e sombrio, a reputação do filme cresceu e ele ganhou seguidores cult após seu lançamento. O filme foi retido do lançamento nos Estados Unidos até 2001, quando foi disponibilizado em DVD pela Fantoma Films e Image Entertainment; na Grã-Bretanha, foi exibido pela primeira vez em 1990 no programa Moviedrome da BBC2.
Tendo recebido vários relançamentos teatrais, mais notavelmente em 2012 e 2017, The Great Silence é agora amplamente considerado por fãs e autoridades em Spaghetti Westerns como um dos maiores filmes do gênero, e é reconhecido como a obra-prima de Corbucci. Elogios foram dados à atuação, à utilização de paisagens cobertas de neve, à trilha sonora de Ennio Morricone e à subversão do filme de várias convenções do gênero de filmes de faroeste. Críticos retrospectivos e estudiosos dos faroestes de Corbucci também consideraram The Great Silence o segundo filme da trilogia "Mud and Blood" do diretor, que também inclui Django (1966) e The Specialists (1969).
Trama
Henry Pollicut e outros dois assassinos de recompensas assassinam um homem chamado Gordon e sua esposa. Para impedir que o filho de Gordon os entregue, um dos assassinos corta a garganta do garoto, deixando-o permanentemente mudo. Pollicut se torna um banqueiro corrupto de Utah e juiz de paz.
Anos mais tarde, em 1898, o filho de Gordon, agora conhecido pelo apelido de "Silêncio", opera com um princípio pelo qual ele provoca seus inimigos a sacar suas armas primeiro para que ele possa matá-los em legítima defesa com seu Mauser C96. Uma forte nevasca varreu a fronteira, trazendo privações para a cidade de Snow Hill. Como resultado, grande parte da comunidade é forçada a roubar para sobreviver. Pollicut, buscando lucrar obtendo suas propriedades depois que eles são mortos, coloca preços nas cabeças dos ladrões, atraindo a atenção de uma gangue de assassinos de recompensas liderada por "Loco". Enquanto eles caçam os bandidos, Silence trabalha com os bandidos e seus aliados para lutar contra os assassinos.
Um dos bandidos, James Middleton, deixa a segurança do grupo para ficar com sua esposa, Pauline. Ele é posteriormente morto por Loco quando ele faz Pauline de refém. Vingativa, Pauline escreve para Silence, pedindo-lhe para matar Loco. Enquanto isso, o governador recém-eleito, esperando manter a ordem antes de declarar uma anistia em relação aos bandidos, nomeia o justo, mas atrapalhado soldado Gideon Burnett como o xerife de Snow Hill. Em seu caminho, Burnett encontra os bandidos, que roubam seu cavalo para comer. Após se perder na neve, Burnett encontra uma diligência viajando para Snow Hill, na qual ele conhece Silence e, mais tarde, Loco. Ao chegar, Silence conhece Pauline, que promete aumentar sua recompensa.
Pauline tenta vender sua casa para Pollicut, que exige que ela se torne sua amante — sua razão para colocar uma recompensa por seu marido. Pauline se recusa amargamente. Silence vai para o saloon da cidade e tenta provocar Loco a desenhar. Em vez disso, Loco bate selvagemente em Silence antes que Silence revide. Irritado, Loco tenta atirar em Silence, mas é parado por Burnett, que o prende por tentativa de homicídio e se prepara para levá-lo para uma prisão em Tonopah. Antes de partir, Burnett solicita que os moradores da cidade forneçam comida para os bandidos. Enquanto isso, Pauline se envolve romantica e sexualmente com Silence enquanto cuida de seus ferimentos.
Burnett e Loco param em um lago congelado para permitir que Loco se alivie, mas ele arma uma armadilha, atirando no gelo ao redor de Burnett e deixando-o para morrer na água congelante.
Fonte:
https://en.wikipedia.org/wiki/The_Great_Silence