True Mothers (朝が来る, Asa ga Kuru, "Morning Comes") é um filme de drama japonês de 2020 dirigido por Naomi Kawase. Foi selecionado para ser exibido node Cannes de 2020. É baseado em um romance de 2015 de Mizuki Tsujimura. Em junho de 2020, o Festival Internacional de Cinema de Toronto anunciou que o filme faria parte do festival de 2020. Foi selecionado como a entrada japonesa para o Melhor Longa-Metragem Internacional no 93º Oscar, mas não foi indicado.
Trama
Satoko (Hiromi Nagasaku) e Kiyokazu (Arata Iura) têm um filho em idade de jardim de infância, Asato (Reo Sato), que eles adotaram quando recém-nascido. Um dia, eles recebem uma ligação de um de seus professores dizendo que um garoto em sua escola caiu do ginásio da selva e alega que Asato o empurrou, o que Asato nega. A mãe do garoto pede reembolso por suas despesas médicas. Satoko se preocupa que seu filho possa ter herdado genes ruins de seus pais biológicos.
Em um flashback de alguns anos antes, Satoko e Kiyokazu decidem começar uma família e descobrem que Kiyokazu tem aspermia. Após um longo, doloroso e, finalmente, malsucedido período de tratamentos, eles decidiram desistir e se contentar com uma vida sem filhos até verem um programa na TV sobre Baby Baton, uma associação sem fins lucrativos que conecta casais inférteis com mães que não podem ou não querem criar seus filhos biológicos. Vendo isso, Satoko e Kiyokazu percebem que a adoção pode ser uma alternativa perfeita para eles construírem uma família normal.
Quando Satoko e Kiyokazu vêm buscar o recém-nascido Asato, são questionados se querem conhecer sua mãe biológica. Eles dizem que sim e são apresentados a Hikari, uma jovem bem-educada que se importa profundamente com seu bebê. Hikari entrega a eles uma carta para o bebê e diz que sente muito.
Outro flashback apresenta a mãe biológica de Asato, Hikari (Aju Makita), uma estudante de ensino médio de quatorze anos. Hikari se apaixona por um colega de classe, levando a um romance puro, mútuo e intenso. Eles têm relações sexuais, e Hikari mais tarde descobre que está grávida; como ela ainda não havia começado a menstruar, a descoberta chega tarde demais para que ela faça um aborto. Com medo de fofocas e de prejudicar as perspectivas futuras brilhantes de Hikari, sua família decide mandá-la para Baby Baton, que fornece acomodações para gestantes e encontra pais adotivos para seus filhos indesejados. Hikari e as outras gestantes, principalmente jovens garotas traficadas, encontram paz umas com as outras enquanto esperam para dar à luz.
Atualmente, Satoko recebe outro telefonema da professora do jardim de infância, revelando que o outro garoto mentiu sobre Asato empurrá-lo e confessou que ele mesmo pulou do ginásio da selva. Satoko se sente aliviada, e a família planeja uma visita alegre ao zoológico, mas são interrompidos por um telefonema de uma mulher alegando ser a mãe de Asato e que ela quer seu filho de volta. Satoko e Kiyokazu relutantemente concordam em conhecer Hikari, que ameaça revelar que seu filho é adotado, a menos que eles lhe deem dinheiro. O casal revela que a adoção de seu filho não é um segredo e, com base no que ela disse e em seu único encontro com Hikari, eles não acreditam que a mulher com quem estão falando seja realmente Hikari.
Após retornar das instalações de Baby Baton, Hikari começou a se sentir como uma estranha de sua antiga vida, e logo sai de casa e retorna às instalações de Baby Baton, pedindo um emprego e um lugar para ficar. Ela descobre que Baby Baton fechará depois que sua última residente atual fizer o parto de seu bebê. Enquanto trabalhava lá, Hikari acidentalmente se depara com os registros de pais adotivos de Baby Baton e encontra o arquivo sobre os pais adotivos de seu filho.
Ela se muda para mais perto da cidade para ficar mais perto do filho e aceita um emprego entregando jornais. Enquanto trabalha lá, ela faz amizade com uma jovem da sua idade que a lembra de uma das mulheres grávidas que conheceu no Baby Baton. As duas logo formam uma amizade próxima; no entanto, sua amiga está em apuros com agiotas e falsifica a assinatura de Hikari como co-signatária para não ter que pagar o empréstimo. Hikari aparece finalmente com o dinheiro e, de coração partido, estende finalmente a mão para os pais de seu filho. Após ouvir seu filho chamando por sua mãe, ela se desculpa e diz que não é sua mãe e foge.
Mais tarde, Sakoto é visitada pela polícia que lhe mostra o nome de Hikari e confirma sua identidade. Envergonhada por não reconhecer Hikari, Sakoto consegue rastreá-la e apresenta seu filho à mãe biológica.
Fonte:
https://en.wikipedia.org/wiki/True_Mothers